4 de agosto de 2011

Quase tudo o que você precisa ter/saber para desenhar #1

A um tempo atrás eu coloquei aqui pra vocês, uma das formas que eu desenhava croquis, e automaticamente surgiram perguntas de algumas coisas que eu usava, prontamente eu respondi, mas ultimamente as dúvidas tem aumentado e surgido em relação a outras coisas, então resolvi criar esse post (enorme) para compartilhar algumas coisas que sei e também esclarecer possíveis duvidas, pensando também em mim que no começo penei horrores procurando por essas informações. Quem tiver alguma pergunta a fazer pode comentar ou me mandar um e-mail, responderei com o maior prazer.

Vamos começar.


PAPEL: Oficio, Goffrata, Canson.

Uso o oficio sempre para fazer rascunhos, por as idéias no papel mesmo, afinal não acertamos sempre de primeira, daí nele corrijo e esboço o que quero.

O goffrata eu uso mais para outros tipos de desenho, por ele ter uma textura fina, mas como ele é texturizado pode dar um efeito interessante para o seu desenho. Essa linha da Filipaper tem vaaaarios outros tipos de papel, com texturas e gramaturas diferentes

Já o canson é para a finalização dos desenhos, por ele ter uma gramatura mais alta (esse é 200g/m²), dá pra aquarelar e usar tintas, e como é do tamanho A3, dá pra desenhar com uma riqueza maior de detalhes, alem de ser um tamanho quase “padrão” para croquis de moda. O goffrata é “Filipaper” e o Canson é “Filiart Renaud”.


RASCUNHO: Oficio, Canson

Como já disse ali encima uso o oficio para basicamente esboçar as minhas idéias e é sempre bom fazer anotações para os detalhes da roupa.

Do Canson eu sempre pego uma folha do bloco para testar as técnicas que eu quero empregar no desenho, se for grafite, aquarela, tinta, para ver como vai ficar no papel, para não arriscar, não prestar e perder todo o trabalho.


CUIDADOS: Pastas – Cuidados

É muito importante você saber como guardar os seus desenhos, para que eles não manchem e nem fiquem expostos. Eu procuro a muito tempo uma pasta (aquelas com os saquinhos de plástico separadores) tamanho A3 para guardar os desenhos, como eu ainda não achei, eu os guardo naqueles plásticos da Ziploc, ajuda a carregar todos, não machuca nem mancha. Esse outro desenho feito em grafite tem um cuidado a mais, como grafite borra muito, a fricção de um papel com o outro mancharia todo o desenho, então entre um e outro tem uma folha de papel plastificado (não sei qual o nome). Sacos “Ziploc”.


ACESSÓRIOS: Régua – Borracha – Pincel – Estilete - Apontador

A régua é pra se você ainda não tem prática, medir a proporção ou só alinhar o desenho. Borracha seeeeempre branca, essas coloridas são apagam bem os grafites e mancham o desenho inteiro. Pincel só para aquarelar e o estilete é para fazer a ponta dos grafites, não façam com apontador, ele perde a textura e automaticamente perde desempenho, usem apontador só para os lápis de cor.



GRAFITE: Lápis, HB, 2B, 3B, 4B, 6B

Eu não gosto de usar o lápis comum em papel Canson, porque é difícil de apagar o traço, por mais suave que ele seja.

Os lápis HB até o 6H são basicamente uma escala de tons, sendo o HB o mais claro e o 6B o mais escuro, os demais são os tons que ficam no meio, é super importante ter todos eles, em um desenho sem cor por exemplo eles servem para tonalizar as sombras e fazer os detalhes, já o 6B para escurecer as sombras.

Esse grafite maior era do meu pai, é de uma marca Alemã e infelizmente não tem no Brasil, ele é usado mais para desenhar retrato, mas já usei para sombrear croquis por ele ser bem escuro. Todos da “Faber Castel”.


Em breve a segunda parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário